Operação investiga falsos policiais federais em Santa Catarina

Ação da própria Polícia Federal investiga o uso indevido de símbolos da PF, falsificação de documentos, entre outros

Operação investiga falsos policiais federais em Santa Catarina

Foto: PF/Divulgação/ND

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta sexta-feira (12), a Polícia Federal iniciou a Operação Inverídica em Santa Catarina, com o objetivo de investigar crimes na internet, como uso indevido de símbolos da PF, falsificação de certificados de conclusão de cursos emitidos pela Academia Nacional de Polícia (ANP) e atribuição de falsa identidade como policial federal.

Durante as investigações, foi constatado que os acessos à plataforma da ANP e aos perfis de redes sociais onde os crimes ocorreram partiram de IPs localizados em Curitiba (PR) e Itapoá (SC). A Justiça Federal em Joinville (SC) expediu dois mandados de busca e apreensão nos municípios citados para avançar nas investigações sobre a materialidade e autoria dos crimes de falsificação de selo ou sinal público, falsificação de documento público e falsa identidade.

A Operação Inverídica foi deflagrada pela recém-criada Divisão de Investigação e Operações Especiais, que faz parte da Coordenação Geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. O combate a crimes cibernéticos é uma prioridade da Polícia Federal, em consonância com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ganha relevância e estrutura com a criação das novas divisões.

O nome da operação faz referência ao fato de que as falsidades cometidas serviam para que o autor dos delitos se passasse falsamente como policial federal.