Reprodução/ Polícia Civil
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil, por meio da DRACO/DEIC, deflagrou a terceira fase da operação Planalto 1, visando desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas em seis cidades de Santa Catarina e no Paraná.
Até o momento, 12 pessoas foram presas, sendo cinco em flagrante, durante o cumprimento de 15 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão. A operação está acontecendo nas cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Rio Negrinho, Indaial e Foz do Iguaçu/PR.
A operação, coordenada pelo Delegado Antonio Claudio Jóca, titular da DRACO, é fruto de uma investigação que teve início após uma decisão judicial que autorizou o compartilhamento de provas de uma investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Fraiburgo.
Na primeira fase da operação, 14 mandados de busca e apreensão foram executados, resultando no sequestro de três veículos e na apreensão de uma grande quantidade de drogas na região norte de Santa Catarina.
Já na segunda fase, realizada em 8 de abril de 2024, a DRACO/DEIC, com o apoio da Receita Federal, apreendeu aproximadamente meia tonelada de maconha. A droga estava sendo transportada em dois veículos e tinha como destino a cidade de Joinville, reforçando o envolvimento da organização criminosa em grandes operações de tráfico.
Com o avanço das investigações, foram identificados diversos membros do grupo criminoso, o que levou à solicitação de novos mandados de prisão e busca e apreensão. Esses mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, com parecer favorável da 9ª Promotoria de Justiça da cidade.
Nesta terceira fase, cerca de 220 policiais civis de várias divisões do Estado, incluindo DEIC, DPOL, DPOI, DPGF, CORE e NOC, participam da operação, reforçando o compromisso da DRACO/DEIC em combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas organizadas em Santa Catarina e no Paraná.