Operação policial investiga fraude em licitações em cidade de SC

Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entenda o caso

Operação policial investiga fraude em licitações em cidade de SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Civil de Santa Catarina, atuando pela 3ª DECOR, iniciou operação nas cidades de Luiz Alves e Antônio Carlos para cumprir 11 mandados de busca e apreensão. O objetivo é investigar possíveis crimes relacionados à frustração de licitações, fraude contratual e associação criminosa, alegadamente cometidos por agentes políticos, servidores públicos e entidades jurídicas contra o município de Luiz Alves.

Acredita-se que as licitações para compra de macadame, material usado em pavimentações e construções, foram manipuladas, beneficiando uma única empresa.

Além disso, os contratos de execução também foram supostamente fraudados, com a extração ilegal do material em propriedade que já pertencia ao município, causando ônus desnecessários à Administração Pública. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Dentre os suspeitos, estão um ex-secretário municipal e um atual secretário municipal de Luiz Alves, e uma servidora pública encarregada de supervisionar os contratos. As buscas ocorreram em residências, empresas, na Secretaria de Obras e Planejamento de Luiz Alves e na Prefeitura Municipal de Luiz Alves, resultando na apreensão de diversos documentos e dispositivos eletrônicos.

A operação contou com a participação de equipes da CECOR, DECOR/DEIC, DFAZ/DEIC, Lab-LD/DEIC, DPCo de Navegantes, 1ª DECOR, 2ª DECOR, 4ª DECOR e DIC de Joinville.