Outro estado brasileiro também sentiu o impacto do terremoto no Chile

Em Santa Catarina, além de Chapecó, moradores de Palhoça também relataram tremores

Outro estado brasileiro também sentiu o impacto do terremoto no Chile

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Além de Santa Catarina, outro estado brasileiro sentiu os efeitos do terremoto de alta magnitude registrado no Chile na noite de quinta-feira (18).

Moradores de diversas cidades em São Paulo, como Americana, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, relataram tremores após o abalo sísmico de magnitude 7,4 com epicentro na região de Antofagasta, no norte do Chile, próximo à fronteira com a Argentina.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) compilou os relatos, que começaram a ser registrados por volta das 22h30. 

A Defesa Civil informou que os tremores não tiveram potencial para causar danos significativos, apesar de a cidade estar em uma bacia sedimentar que amplifica ondas sísmicas. O porta-voz da Defesa Civil, capitão Farina, explicou que a configuração específica do terremoto possibilitou a sensação de abalo sísmico.

O especialista orientou que, em casos de tremores, é importante afastar-se de janelas e objetos que possam cair, além de abaixar-se próximo de uma parede enquanto o tremor passa. Após o tremor, deve-se buscar um local aberto e seguro.

 Já em Chapecó, Santa Catarina, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros após sentirem tremores por volta das 22h50. Relatos indicaram que um prédio “tremeu”.

Os bombeiros realizaram reconhecimento de área nos bairros Jardim Itália e Passo dos Fortes, mas não houve registro de feridos ou danos.

Relatos semelhantes vieram de Palhoça, na Grande Florianópolis, onde moradores descreveram a sensação de tremor enquanto estavam em casa.

O epicentro do terremoto no Chile foi na região de Antofagasta, próximo ao deserto do Atacama. O presidente chileno, Gabriel Boric, comunicou que não há informações sobre danos ou feridos. 

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a uma profundidade de 126 km, a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama.


Fonte: G1 e CBN