Pai de criança de dois anos busca ajuda financeira enquanto aguarda transplante de pulmão

Catarinense foi diagnosticado em 2023 com doença que faz seus pulmões funcionarem apenas 23%. Família promove vaquinha on-line. Conheça história de Alécio Perdona

Pai de criança de dois anos busca ajuda financeira enquanto aguarda transplante de pulmão

Arquivo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Alécio Perdona de Souza, 32 anos, morador de Criciúma e pai de um filho de dois anos e meio, enfrenta uma séria batalha de saúde. Diagnosticado em junho de 2023 com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e bronquiectasia, ele luta contra a redução drástica da capacidade de seus pulmões, que funcionam a somente 23%. Dependente de oxigênio todo o tempo, ele vive um dia a dia desafiador. Seu estado é estável, contudo, a busca é pela recuperação total, que apenas virá após o transplante.

Para enfrentar essa condição, Alécio precisa se mudar para Porto Alegre, onde fará exames finais entre abril e maio, sendo estes necessários antes de ele poder entrar na lista de espera para um transplante de pulmão pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como a corrida é contra o tempo, a família combina o tratamento particular com o público, o que torna a questão financeira ainda mais complicada.

A realocação é um passo essencial para avançar no processo de transplante. Com a saúde financeira também comprometida, ele e sua família lançaram uma campanha de arrecadação de fundos, buscando apoio para cobrir os custos de tratamento e a mudança para Porto Alegre. Doações podem ser feitas via Pix ou por uma vaquinha online, facilitando a contribuição de quem deseja ajudar.

Vivendo sem renda fixa há mais de um ano devido à doença, já que não pode trabalhar devido às dificuldades provocadas pelo seu estado de saúde, Alécio, que é autônomo, e a esposa, que se tornou cuidadora em tempo integral, enfrentam dificuldades acentuadas. 

A DPOC, uma das condições que Alécio enfrenta, é uma doença progressiva que causa obstrução do fluxo de ar nos pulmões, levando a sintomas como falta de ar e tosse crônica. É comumente causada pela exposição prolongada a irritantes pulmonares, como fumaça de tabaco e poluentes do ar. A bronquiectasia, por sua vez, envolve a dilatação permanente de partes dos brônquios devido a infecções ou inflamações, o que pode complicar ainda mais a respiração.

A história de Alécio é um lembrete da importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado para doenças pulmonares, destacando como condições crônicas podem impactar a vida dos indivíduos e suas famílias. A campanha para arrecadar fundos não só busca suporte financeiro mas também visa conscientizar sobre a doença e a importância da solidariedade comunitária no auxílio aos que enfrentam desafios de saúde.