PF cumpre mandados de busca e apreensão em SC por 'atos antidemocráticos' no 8/1

Outros estados também estão sendo investigados. Ao todo, 47 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram expedidos

PF cumpre mandados de busca e apreensão em SC por 'atos antidemocráticos' no 8/1

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina está entre os estados que estão sendo alvo na 23ª fase da Operação Lesa Pátria, iniciada pela Polícia Federal por ordem do Ministro Alexandre de Moraes. A operação está sendo realizada nesta segunda-feira (8).

O objetivo é desvendar os financiadores e incentivadores dos atos ‘antidemocráticos’ de 8 de janeiro de 2023.

Para esta etapa, o Supremo Tribunal Federal autorizou 47 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, abrangendo além de Santa Catarina, estados como Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, entre outros. A ação também resultou na indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, com estimativas de danos ao patrimônio público na casa dos R$ 40 milhões.

Os crimes investigados incluem desde a tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito até associação criminosa e incitação ao crime. A Operação Lesa Pátria segue em andamento, com atualizações constantes sobre novos mandados e detenções, com o objetivo de responsabilizar os envolvidos.