PF encontra carga milionária de cocaína no Porto de Navegantes, em SC

Ação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal resulta na apreensão de 329 quilos de cocaína ocultos em carga de plasma suíno, com destino à Rússia, no porto de Navegantes. Quatro pessoas foram presas

PF encontra carga milionária de cocaína no Porto de Navegantes, em SC

Reprodução / PF

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Numa operação conjunta realizada na madrugada de sábado, a Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam 329 quilos de cocaína no porto de Navegantes. O motorista do veículo e três supostos traficantes, que estavam escondidos no caminhão, foram detidos.

Segundo informações, a droga estava oculta numa carga de plasma suíno destinada à Rússia, com escala em Antuérpia, na Bélgica. Acredita-se que o plano dos traficantes seria retirar a cocaína no porto belga.

Durante uma inspeção rotineira na Portonave, um cão farejador da Receita Federal detectou a presença da droga no contêiner. Os traficantes utilizaram a técnica conhecida como rip-on/rip-off, onde a droga é introduzida no contêiner sem o conhecimento do exportador.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A ação resultou na prisão em flagrante do motorista que transportava o contêiner até o porto, bem como de três cúmplices escondidos num compartimento oculto do caminhão, de onde a droga foi transferida para o contêiner violado. A Polícia Militar auxiliou no transporte dos detidos para a sede da Polícia Federal em Itajaí, enquanto o caminhão foi confiscado pela Receita Federal.

Este evento marca a terceira apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no porto de Navegantes em 2023. No total, a Receita Federal já confiscou 1176 quilos de cocaína em Santa Catarina este ano, sendo 794 quilos somente em Navegantes.