Pintores são barrados de restaurante por estarem sujos de tinta

Situação, registrada nesta quinta-feira (25), foi gravada e gerou comoção nas redes sociais

Pintores são barrados de restaurante por estarem sujos de tinta

Reprodução/ ND+/ Visor Notícias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um episódio de discriminação ocorrido em um restaurante de Chapecó causou um grande alvoroço nas redes sociais nesta quinta-feira (25). Três pintores que estavam realizando trabalhos na região foram barrados na entrada do estabelecimento "Alma Gaúcha", sob a alegação de que estavam sujos de tinta. As informações são do Portal ND+.

Dionathan Gesuíno, 33 anos, Sidnei Gomes de Lima, 37, e Gabriel Gomes de Lima Andrade, 18, que estavam no local para almoçar, foram impedidos de adentrar o recinto por causa de suas roupas.

Dionathan, que está há 17 anos na profissão, conta que a equipe já havia sofrido uma situação semelhante no mesmo restaurante no dia anterior.

A situação se tornou ainda mais tensa quando o responsável pelo estabelecimento teria sugerido que os pintores chamassem a polícia, implicando que eles não deveriam permanecer no local. Diante do impasse, o pintor resolveu registrar o incidente em vídeo e compartilhar nas redes sociais, onde o caso gerou uma onda de indignação.

Após serem impedidos de almoçar no Alma Gaúcha, os pintores decidiram ir para uma lanchonete localizada nas proximidades. Dionathan considerou o incidente um desrespeito e manifestou o desejo de que ninguém mais passasse por tal experiência.

Segundo o especialista em Direito do Consumidor, Eduardo Lucas da Silva, a legislação brasileira proíbe qualquer estabelecimento de recusar atendimento com base em características físicas ou pessoais. Ele  reiterou que, embora existam exceções relacionadas ao comportamento inadequado do cliente, o caso em questão não se enquadraria nessa situação.

O restaurante, por sua vez, emitiu um comunicado em sua conta no Facebook se defendendo das acusações e apresentando sua versão dos fatos. De acordo com a nota, os pintores foram orientados a higienizar as mãos antes de se servirem no bufê, o que teria gerado a discussão. A administração do restaurante também afirmou que sofreu uma "armação para ganhar popularidade nas redes sociais e na imprensa".