DIVUGAÇÃO
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã dessa quinta-feira, 31, foi realizada a formatura do 5º Curso de Táticas Policiais, em Joinville. A solenidade também marcou o aniversário de 1º ano do 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR) e entrega de quatro viaturas novas à unidade.
Estiveram presentes no evento o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa; o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado; entre outras autoridades civis e militares.
Na ocasião, o 1º BPR recebeu quatro viaturas com blindagem tipo escudo. As viaturas, modelo TrailBlazer, serão incorporadas às ferramentas disponíveis da unidade, no desempenho de suas atividades, proporcionando maior proteção aos policiais em operações de risco, permitindo que eles atuem com mais segurança.
O evento também foi marcado pela formatura do 5º Curso de Táticas Policiais, realizado pelo 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM). Ao todo, 20 novos taticanos foram formados, entre eles, dois formandos pertenciam a outras unidades, um deles da Brigada Militar, Rio Grande do Sul e outro Polícia Rodoviária Federal (PRF), esse último obteve a primeira colocação no curso e foi homenageado durante o evento.
O curso tem como objetivo habilitar policiais militares para o emprego em missões específicas de alto risco e atendimento preliminar em ocorrência de altíssimo risco, pré-requisito para a atuação junto às Organizações Policiais Militares (OPMs) de pronta resposta e patrulhamento tático, desenvolvendo atividades de apoio às unidades de área ou junto a outras organizações policiais e militares que requeiram o emprego de tropa especializada.
Para alcançar o mais alto nível de capacitação técnica, este curso contou com mais de 270 horas/aulas distribuídas em 30 dias com diversas matérias de cunho prático e operacional.
Ao final, ainda foi celebrado o 1º ano do 1º BPR, que como missão padronizar a doutrina estadual do patrulhamento tático na PMSC e solidificação no cenário nacional. Contando com uma tropa de patrulhamento tático motorizado, rondas com motocicletas, policiamento com cães e de atendimento pré hospitalar, o 1º BPR se apresenta como um batalhão pronto para fornecer os instrumentos necessários ai enfrentamento à criminalidade violenta na cidade de Joinville e região.
O batalhão, além do trabalho incansável de combate ao crime, realizou, neste ano, missões de ajudas humanitárias em Santa Catarina, assim como forneceu apoio material e humano irrestrito a crise no Rio Grande do Sul. Por fim, destacamos que a unidade, já em seu primeiro ano, sediou o Curso de Táticas Policias, que finalizou nesta data, validando a missão de difusão de doutrina na corporação.