Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção Animal (DPA) e do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Polícia Civil do Paraná, desencadeou uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres.
A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em residências de 12 suspeitos nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Luiz Alves e São José dos Pinhais (PR).
A operação teve como foco o combate ao tráfico de pássaros silvestres, que eram explorados em rinhas de canários, onde os animais eram forçados a lutar até a morte. Esse circuito clandestino de apostas gerava lucro para os envolvidos, enquanto promovia o sofrimento dos animais.
Até o momento, foram apreendidos 179 pássaros de diversas espécies, todos mantidos sem a devida autorização legal. Além dos animais, foram encontrados diversos dispositivos para captura de pássaros, celulares utilizados na organização das rinhas, e sete homens foram conduzidos à sede do DIC em Blumenau.
Eles responderão pelo crime previsto no artigo 29, parágrafo 1º, inciso III, da Lei 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, que pode variar de R$ 50,00 a R$ 50.000.000,00.
As investigações continuam para desmantelar a suposta associação criminosa envolvida na caça, tráfico e promoção de rinhas de pássaros.