Polícia confirma que droga K9, que transforma usuários em 'zumbis', chegou em SC

Primeira apreensão da droga em Santa Catarina deixa polícia em alerta

Polícia confirma que droga K9, que transforma usuários em 'zumbis', chegou em SC

Reprodução / NSC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma operação sem precedentes, a Polícia Civil de Santa Catarina registrou a primeira apreensão da droga K9, uma supermaconha sintética que vem sendo chamada de "efeito zumbi". A descoberta, que foi confirmada na última sexta-feira (16), ocorreu após a investigação de possíveis remessas da substância no estado, enviadas via Correios para a Grande Florianópolis.

Essa descoberta revela uma nova tática adotada por traficantes para enviar entorpecentes sem serem presos em flagrante: o envio de drogas através de encomendas postais. A apreensão resultou na interceptação de cerca de R$ 300 mil em drogas e levou à identificação do destinatário. A K9 foi apreendida no centro de distribuição dos Correios em São José.

A droga, que vem proliferando nas ruas de São Paulo e já foi apreendida em outros estados brasileiros, era até agora desconhecida em território catarinense. Em maio, o delegado Claúdio Monteiro, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), já havia alertado que a situação estava sendo monitorada pelos órgãos de segurança.

A DROGA K9 E SEUS EFEITOS

As drogas da série K surgiram em laboratórios nos anos 1980 e têm como base os canabinoides sintéticos. Segundo informações do g1, a K9 pode ser consumida de várias formas, desde ser borrifada em papel, acondicionada em selos, inalada diretamente da pipeta, misturada em ervas para fumar em cigarros, ou até em sais para inalar.

Os efeitos da droga vão além da dependência e incluem aumento da depressão, aceleração da frequência cardíaca, paranoias, alucinações, convulsões e, em alguns casos, podem levar à morte. O potencial destrutivo dessa droga aumenta a preocupação das autoridades e reforça a necessidade de esforços concentrados para combater o tráfico de drogas.