Polícia descobre família responsável por esquema milionário de jogo do bicho em Itapema

Clã estava há décadas à frente do esquema. Outras cidades de Santa Catarina, como Blumenau e Florianópolis, também faziam parte

Polícia descobre família responsável por esquema milionário de jogo do bicho em Itapema

Reprodução/ O Município

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Civil de Blumenau desmantelou um clã envolvido com o jogo do bicho na cidade após uma operação de dois anos de investigação. A família é suspeita de atuar há mais de uma década articulando o esquema em Santa Catarina, movimentando cerca de R$ 15 milhões nos últimos dois anos. Itapema também foi alvo da operação.

Durante a ocorrência, a polícia encontrou um homem que foi preso em flagrante por não comprovar a origem do dinheiro que portava.

O delegado da Divisão de Investigações Criminais (DIC), Ronnie Esteves, explicou que a família era responsável pela instalação dos equipamentos do jogo do bicho em bares e estabelecimentos semelhantes da cidade. Os proprietários dos estabelecimentos recebiam cerca de 20% dos lucros, enquanto a família embolsava o restante.

"Eles estão há mais de um ano nesta atividade de maneira impune, sem repressão do estado. Durante todo este período as forças policiais 'enxugaram gelo', prendendo apenas os donos dos estabelecimentos, enquanto os organizadores do crime não eram penalizados", afirmou Esteves.

A operação foi realizada em conjunto com outras cidades em Santa Catarina, como Gaspar, Florianópolis, Itapema, Caçador e Santa Cecília, além de Quinta do Sol e Cianorte, no Paraná. Ao todo, foram investigadas 14 pessoas e realizados 21 mandados de busca e apreensão.

Além do jogo do bicho, a Polícia Civil encontrou indícios de lavagem de dinheiro para a continuidade da operação, incluindo um cofre com dinheiro vivo e moedas internacionais como dólar.

A investigação teve como objetivo o combate ao jogo do bicho. Ronnie Esteves informou que o inquérito será finalizado e encaminhado à Justiça e ao Ministério Público para a sequência dos trâmites.