Polícia resgata 29 animais em situação de extrema vulnerabilidade no Vale do Itajaí

Ao todo, 19 cães e 10 coelhos estavam vivendo em situações deploráveis

Polícia resgata 29 animais em situação de extrema vulnerabilidade no Vale do Itajaí

Reprodução/ Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde desta segunda-feira (22), uma ação da Polícia Civil em Apiúna, no Vale do Itajaí, levou ao resgate de 29 animais submetidos a condições de maus-tratos. Após o recebimento de uma denúncia, os policiais encontraram 19 cães e 10 coelhos vivendo em circunstâncias deploráveis.

O deputado estadual e delegado Egidio Ferrari estava presente durante a operação, que também teve a colaboração do Sítio Dona Lúcia, uma instituição dedicada ao cuidado de animais salvos.

Os cães estavam presos a correntes curtas, desprovidos de comida e em um ambiente insalubre. Ferrari descreveu a condição dos animais como perturbadora, com muitos deles apresentando magreza extrema, falta de abrigo adequado, alguns feridos e todos evidenciando sinais de medo intenso. Todos os animais resgatados foram transferidos para o Sítio Dona Lúcia, que está solicitando a ajuda da comunidade para cobrir os custos do cuidado necessário. As contribuições podem ser feitas via Pix para o CNPJ 23.588.017/0001-07, da Associação Sítio Dona Lúcia.

Durante a ação, também foram descobertas armadilhas de caça e armas de pressão na propriedade. Segundo Ferrari, há uma suspeita de que os cães possam ter sido criados com o intuito de serem utilizados para caça. "É alarmante ver a falta de compaixão e respeito por estes animais", declarou o deputado. "É crucial que denunciemos tais casos para que os responsáveis sejam punidos."

Embora o proprietário do local não estivesse presente durante a operação policial, sua esposa foi levada à delegacia para depor sobre a situação encontrada na propriedade. As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias do caso e assegurar que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados pelos maus-tratos.