População entra em confronto com a PM durante operação contra “gato” de energia, em Florianópolis

A Celesc confirmou a realização da operação, esclarecendo que seu objetivo era eliminar cerca de 80 a 100 conexões ilegais de energia

População entra em confronto com a PM durante operação contra “gato” de energia, em Florianópolis

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta terça-feira (21), uma operação de corte e retirada de fiação elétrica no Morro do Quilombo, bairro Itacorubi, em Florianópolis, desencadeou manifestações e descontentamento entre os moradores locais.

A ação, realizada pela Celesc com o apoio da Polícia Militar, visava combater as ligações elétricas clandestinas, conhecidas como "gato". O procedimento, iniciado por volta das 9h, se estendeu até próximo ao meio-dia e resultou em confrontos entre a população e a polícia.

A Celesc, em nota, confirmou a realização da operação, esclarecendo que seu objetivo era eliminar cerca de 80 a 100 conexões ilegais de energia. Os moradores, por sua vez, expressaram insatisfação, alegando que não receberam qualquer aviso prévio ou orientação para regularizar as ligações antes dos cortes.

De acordo com relatos de moradores da área, os cortes de energia foram efetuados em pelo menos três locais distintos: inicialmente na Rua da Represa, depois na região das torres de energia, onde há maior concentração de habitantes, e finalmente na Servidão da Jaqueira.

A Celesc justificou a ação mencionando reclamações de clientes na ouvidoria sobre oscilações no fornecimento de energia, atribuídas às ligações clandestinas. Estas conexões ilegais, realizadas em área de preservação permanente (APP), estariam localizadas sob a linha de transmissão de energia da região do Quilombo.