Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Rio do Sul enfrenta a segunda maior enchente já registrada, com o pico do Rio Itajaí-Açu atingindo 13,04 metros à 0h40 deste sábado (18), segundo a Defesa Civil. A marca é superada apenas pela enchente de 1983. Atualmente, 6.501 residências estão afetadas, desalojando 18.853 pessoas. A cidade abriu 21 abrigos, acolhendo 1.056 indivíduos de 312 famílias, com a expectativa de atualização dos números durante o dia.
As autoridades locais emitiram um alerta de chuva contínua com volume previsto de 20 a 30 milímetros, mantendo a cota de inundação em 13,5 metros e de atenção em 14 metros. A Defesa Civil de Rio do Sul solicita doações de colchões e cobertores para os desabrigados, com a organização pronta para recolher as doações domiciliares comunicadas pelo telefone 199.
A população recebe orientações para garantir a segurança e facilitar as operações de emergência, incluindo a liberação de vias para veículos de segurança, o uso adequado de embarcações em áreas alagadas, a prevenção de riscos ao transitar em locais inundados e o cuidado com pertences pessoais e animais de estimação. Emergências devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo mesmo número.