Rio do Sul enfrenta 2ª maior enchente da história

Estima-se que mais de 18 mil pessoas foram desalojadas por conta das chuvas

Rio do Sul enfrenta 2ª maior enchente da história

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Rio do Sul enfrenta a segunda maior enchente já registrada, com o pico do Rio Itajaí-Açu atingindo 13,04 metros à 0h40 deste sábado (18), segundo a Defesa Civil. A marca é superada apenas pela enchente de 1983. Atualmente, 6.501 residências estão afetadas, desalojando 18.853 pessoas. A cidade abriu 21 abrigos, acolhendo 1.056 indivíduos de 312 famílias, com a expectativa de atualização dos números durante o dia.

As autoridades locais emitiram um alerta de chuva contínua com volume previsto de 20 a 30 milímetros, mantendo a cota de inundação em 13,5 metros e de atenção em 14 metros. A Defesa Civil de Rio do Sul solicita doações de colchões e cobertores para os desabrigados, com a organização pronta para recolher as doações domiciliares comunicadas pelo telefone 199.

A população recebe orientações para garantir a segurança e facilitar as operações de emergência, incluindo a liberação de vias para veículos de segurança, o uso adequado de embarcações em áreas alagadas, a prevenção de riscos ao transitar em locais inundados e o cuidado com pertences pessoais e animais de estimação. Emergências devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo mesmo número.