Santa Catarina é um dos estados brasileiros com mais mortes por choque elétrico

Esses dados são de 2022 e vieram do Anuário Brasileiro de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com mais mortes por choque elétrico

Imagem ilustrativa/ internet

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O estado de Santa Catarina ocupa o 6º lugar entre os estados brasileiros com mais mortes por choque elétrico em 2022, totalizando 33 casos. Esses dados são provenientes do Anuário Brasileiro de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, divulgado este mês.

As mortes ocorrem predominantemente em redes aéreas de distribuição (262 casos) e dentro de casa (149), e adultos entre 31 e 50 anos são as principais vítimas, somando 287 mortes. Além disso, houve 55 mortes de crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos em 2022.

Para alertar sobre os perigos do uso inadequado da rede elétrica, a Celesc lançou nesta segunda-feira (13), uma campanha com orientações sobre o uso de equipamentos que podem evitar tragédias com a rede de energia. “A eletricidade não tem cheiro, não tem cor e pode ser fatal se não for tratada de forma segura”, alerta Ricardo Furlanetto, gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem-estar da Celesc.

Fábio Rafaelli, engenheiro de Segurança do Trabalho da Celesc, ressalta que é essencial que as casas tenham um projeto elétrico adequado, o que facilita a manutenção e até mesmo a avaliação para o acréscimo de consumo na mesma rede.

Qualquer serviço elétrico deve ser feito por um eletricista especializado para evitar problemas com a corrente elétrica. Em caso de necessidade de manutenção na rede elétrica, Rafaelli destaca a importância de desligar o disjuntor da residência.

Além disso, a Celesc alerta sobre os perigos da vegetação na rede elétrica em um estado com regiões onde há forte presença de áreas de reflorestamento de eucaliptos e pinus. A empresa vem reforçando os trabalhos de limpeza e poda das áreas para amenizar a situação, mas o verde continua sendo a principal causa das interrupções de energia no território catarinense.

Para prevenir acidentes com a rede elétrica, a Celesc oferece algumas dicas importantes, como informar a empresa quando houver corte de árvores de grande porte próximas à rede elétrica, não tocar em fios partidos ou soltos na rua, desligar o disjuntor geral em caso de enchentes, evitar realizar qualquer tipo de instalação elétrica durante períodos de chuva, entre outras.

É importante lembrar que a segurança elétrica é uma responsabilidade de todos e que medidas preventivas devem ser adotadas para evitar acidentes graves e fatais.