
Imagem ilustrativa / reprodução/ nd+
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Nesta segunda-feira (3), uma frente fria que passa pelo oceano está causando ventos persistentes do quadrante sul, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas de 45 a 55 km/h ao longo do litoral de Santa Catarina. Na região da Grande Florianópolis, as rajadas mais intensas são esperadas, chegando a 65 km/h.
Os ventos fortes também estão causando aumento na agitação marítima, com ondas de 2,0m a 2,5m e picos de até 3,0m. O risco para atividades de pesca, navegação e esportes náuticos é moderado.
O alerta é válido até a madrugada desta terça-feira (4).
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
- Evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
- Evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas atinjam a ciclovia.
- Buscar abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser derrubados pelos ventos.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de ciclones e marés de tempestade (ressacas) na região. A população deve seguir as orientações das autoridades locais e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, os números de contato são 199 e 193.
ALERTA DA DEFESA CIVIL:
- Possibilidade de ciclones - Marés de Tempestade (Ressacas) na região de Santa Catarina.*
- Observação marítimas - Mar agitado e rajadas de vento do quadrante sul nesta segunda-feira (3), persistindo até às 3h desta terça-feira.