Santa Catarina envolvida em operação que desmantela rede internacional de tráfico

Traficante paraguaio é extraditado e levado ao sistema prisional após operação

Santa Catarina envolvida em operação que desmantela rede internacional de tráfico

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Polícia Federal, no último domingo (25), realizou a extradição de um paraguaio investigado na Operação Hinterland, deflagrada em 2023, que visa desmantelar um grupo responsável pelo envio de aproximadamente 17 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa através de portos brasileiros. Um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido em Santa Catarina.

O preso, após desembarcar no Aeroporto de Caxias do Sul, foi encaminhado ao sistema prisional do Rio Grande do Sul e deverá ser transferido em breve para o sistema penitenciário nacional.

A Operação Hinterland foi deflagrada em março de 2023 com o cumprimento de 534 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva executados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, bem como na cidade de Assunção, no Paraguai e em Dubai.

A operação resultou no sequestro de 87 bens imóveis, 173 veículos, uma aeronave, além de bloqueios de contas bancárias e de movimentações imobiliárias. A descapitalização da organização criminosa foi estimada em R$ 3,85 bilhões.

A Polícia Federal ainda aguarda a extradição de outro estrangeiro investigado na mesma operação, de origem albanesa e preso em Dubai, que era responsável pela distribuição da cocaína na Europa. Santa Catarina, assim como outros estados envolvidos, teve papel central nas ações de combate ao tráfico internacional de drogas.