SC terá aumento de quase 10% em vagas temporárias de emprego neste fim de ano

Estado deve abrir aproximadamente 16.500 vagas temporárias segundo pesquisa pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

SC terá aumento de quase 10% em vagas temporárias de emprego neste fim de ano

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina deve abrir 16.513 vagas temporárias para o final do ano de 2023, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este número representa um aumento de 8,14% em relação ao ano anterior, com o estado classificando-se como o quinto no país em termos de vagas projetadas.

Nacionalmente, o cenário é otimista, com uma projeção total de 262 mil vagas temporárias no Brasil para o mesmo período. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro lideram o ranking, com projeções de 31.013, 30.462, 20.049 e 16.959 vagas, respectivamente.

O levantamento da CNC aponta ainda que as principais profissões com vagas temporárias abertas no Brasil serão vendedores e demonstradores em lojas ou mercados, com 31,7 mil vagas. Eles são seguidos por escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos, com 19 mil vagas, e trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações, com 16,1 mil vagas.

As vagas temporárias são uma tradicional fonte de emprego durante o fim de ano, período marcado pelo aumento das atividades comerciais e de serviços. A projeção da CNC para 2023 sugere um mercado de trabalho sazonal em expansão, tanto em Santa Catarina quanto em todo o território nacional, possivelmente indicando uma retomada econômica após os impactos da pandemia.

Este panorama coloca Santa Catarina em uma posição estratégica para o emprego sazonal, o que pode impactar positivamente na economia local e fornecer oportunidades para a população em busca de trabalho.