"Sem randandandan": Itajaí tem operação da PM contra motos barulhentas

“Operação Silêncio é Saúde”, fiscalizou escapamentos adulterados

"Sem randandandan": Itajaí tem operação da PM contra motos barulhentas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na madrugada deste domingo, 4 de agosto de 2024, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Itajaí realizaram mais uma operação do programa "Silêncio é Saúde".

Desenvolvido em parceria com a 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí, o programa visa tomar medidas preventivas e repressivas contra a perturbação do sossego e desordens na cidade.

A operação focou na Praia Brava, uma área que vem registrando aumento nos índices de perturbações, especialmente devido à afluência de pessoas de toda a região em busca de estabelecimentos abertos durante a madrugada. Isso ocorre porque, na cidade vizinha de Balneário Camboriú, entrou em vigor uma lei que limita o funcionamento de conveniências e tabacarias até a meia-noite.

Durante a operação, foram realizadas diversas abordagens a estabelecimentos e indivíduos. No total, foram lavradas 18 autuações relacionadas a veículos que estavam causando perturbações e desordens, como motocicletas com escapamento aberto, veículos com som alto e estacionados em local proibido.

Sobre o som automotivo, a legislação é clara: se o som do carro puder ser ouvido do lado de fora do veículo, o agente de trânsito pode autuar o motorista por infração grave, sem necessidade de equipamento de medição. A multa é de R$ 195,23, e a infração soma cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, o som automotivo deve ser audível apenas para quem está dentro do veículo.

As operações do programa "Silêncio é Saúde" serão contínuas, com o objetivo de proporcionar mais paz e tranquilidade à população de Itajaí.