"Suposto estupro": delegacia divulga nota após acusado de crime sexual ser solto

Homem de 28 anos foi preso em Porto Belo após ser espancado por moradores revoltados, em Bombinhas. Ele teria tentado estuprar uma jovem de 19 anos durante o Saragaço

"Suposto estupro": delegacia divulga nota após acusado de crime sexual ser solto

Reprodução / PM / PC

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Caso que causou polêmica nesta terça-feira na Costa Esmeralda ganhou novo desdobramento após nota divulgada pela Polícia Civil. Leia a íntegra do documento:

RELEMBRE: Delegado não aceita flagrante e solta autor de tentativa de estupro em Bombinhas

A Polícia Civil de Santa Catarina esclarece os fatos sobre o suposto estupro ocorrido durante o último final de semana na cidade de Bombinhas.

Primeiramente, é importante deixar claro que a Polícia Civil trabalha sempre baseada em provas e seguindo o que determina a lei. Dessa forma, utiliza-se da investigação e não de suposições para tomar suas providências.

Com relação ao fato comunicado pela Polícia Militar aos veículos de imprensa local, o que chegou até a Delegacia de Plantão foi que um suspeito gostaria de se apresentar, pois havia cometido um crime em outra data. Não foi apresentada a possível vítima ou ainda testemunha dos fatos. Existem duas hipóteses de prisão e condução de qualquer pessoa até o Delegado de Polícia, sendo elas: ordem escrita de autoridade judiciária e prisão em flagrante. A prisão realizada pela PM não se enquadrava em nenhuma dessas hipóteses.

Ressalta-se que o delegado de Polícia é garantidor dos diretos fundamentais, entre eles a liberdade, e é ele o responsável por fazer a análise das conduções dos demais órgãos de seguranças, assim como verificar se há situações para prisão em flagrante.

A Polícia Civil já instaurou o inquérito policial para ouvir a suposta vítima, testemunhas e o suspeito de forma amparada em todos os procedimentos legais, evitando conclusões precipitadas. A Polícia Civil não busca o espetáculo público, mas a apuração criteriosa dos fatos, para que caso realmente tenha ocorrido o crime, seu responsável seja punido de maneira correta, ou seja, aquela prevista em lei.