Temporais deixam cidades de Santa Catarina ‘debaixo d’água’

Chuvas durante a madrugada desta quinta-feira (16) provocaram quedas de árvores e destelhamentos

Temporais deixam cidades de Santa Catarina ‘debaixo d’água’

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um forte temporal afetou grande parte do estado de Santa Catarina na noite de quarta-feira (15) e madrugada de quinta-feira (16), resultando em quedas de árvores e destelhamentos, principalmente na região Extremo-Oeste. O Corpo de Bombeiros relatou um número elevado de ocorrências nas cidades de Guaraciaba, Descanso, Barra Bonita e São Miguel do Oeste.

Em Guaraciaba, o destaque foi o dano severo ao telhado da igreja matriz, além de residências destelhadas, levando à distribuição de 33 lonas aos moradores pelos bombeiros. Em Descanso, uma árvore de grande porte caiu sobre uma residência, causando danos estruturais. Ações de corte de árvores e galhos foram necessárias no município.

São Miguel do Oeste e Barra Bonita também enfrentaram problemas similares, com entrega de lonas para a população afetada. A situação climática adversa, intensificada por um fluxo de calor e umidade da Amazônia, provocou alagamentos, quedas de árvores e granizo em várias cidades do Oeste catarinense.

Registros pluviométricos indicam volumes significativos de chuva em curtos períodos, como 42 mm em Maravilha, 30 mm em Águas de Chapecó e 28 mm em Itapiranga, representando, por exemplo, 42 litros de água por metro quadrado em Maravilha em apenas três horas.

A Defesa Civil alerta para a continuidade de temporais, com raios, ventos fortes, possível queda de granizo e chuvas intensas, especialmente nas áreas fronteiriças com o Rio Grande do Sul. O risco de ocorrências relacionadas às chuvas varia de moderado a alto nessas regiões.