Tijucas tem risco de ressaca e Defesa Civil está em alerta

De acordo com o monitoramento climático, a intensificação das ondas se deve ao giro do ciclone extratropical no mar, que está provocando um deslocamento de umidade e aumentando a nebulosidade

Tijucas tem risco de ressaca e Defesa Civil está em alerta

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O município de Tijucas, situado no Litoral Norte de Santa Catarina, enfrenta entre esta sexta-feira (3) e sábado (4) condições climáticas adversas, com o mar extremamente agitado e alerta para ressacas. De acordo com o monitoramento climático, a intensificação das ondas se deve ao giro do ciclone extratropical no mar, que está provocando um deslocamento de umidade e aumentando a nebulosidade, principalmente nas regiões centro e sul do estado.

A Defesa Civil do município, em decorrência do cenário, intensificou seu monitoramento, sobretudo nas áreas ribeirinhas. A orientação é que os moradores dessas regiões se mantenham alertas e tomem as precauções necessárias para evitar possíveis alagamentos.

Os ventos, com direção sul/sudoeste, atingem velocidades entre 30 a 40km/h, com rajadas ainda mais intensas, alcançando de 45 a 65 km/h, especialmente do Meio-Oeste ao litoral. Esta condição atmosférica resulta em ondas de até 2,5 metros em toda a costa, com picos de 3,0 a 4,0 metros no Litoral Sul até a Grande Florianópolis.

Apesar da situação, nas demais regiões do estado, o sol deve predominar ao longo do dia. As temperaturas, contudo, apresentam-se mais baixas ao amanhecer, oscilando entre 3 e 8°C no Oeste e planaltos e entre 9 e 15°C no litoral e Vale do Itajaí. Moradores e turistas devem ficar atentos também ao risco elevado de deslizamentos, devido ao acúmulo de chuvas dos dias anteriores.

O monitoramento do tempo ainda indica a presença de céu claro, com algumas áreas apresentando poucas nuvens ou nublado. A Defesa Civil reforça a importância da população seguir as orientações e manter-se informada sobre as condições climáticas na região.