VÍDEO: Bebê tem vida salva por bombeiros após engasgar com leite materno

Rápida intervenção dos agentes evita morte de recém-nascido de um mês

VÍDEO: Bebê tem vida salva por bombeiros após engasgar com leite materno

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um bebê de um mês foi salvo por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Tubarão, na noite desta quinta-feira (15), após um atendimento de emergência.

Por volta das 23h50, familiares da criança chegaram ao quartel desesperados, pois o bebê estava inconsciente e com a pele azulada, um sinal de falta de oxigenação no sangue.

Imediatamente, um bombeiro comunitário iniciou o atendimento, verificando as vias aéreas e realizando manobras de tapotagem, que consistem em leves tapinhas nas escápulas. Após alguns minutos de procedimentos, o lactente começou a chorar e retomou a consciência. O engasgo havia ocorrido com leite materno após a mamada.

Após o atendimento, o bebê e a mãe foram conduzidos pelos bombeiros ao Hospital Nossa Senhora da Conceição para avaliação médica e cuidados adicionais.

Em casos de engasgo em bebês, é fundamental agir com rapidez e cautela. 

Os especialistas recomendam posicionar o bebê de barriga para baixo, apoiado no antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Em seguida, aplicar até cinco tapinhas firmes nas costas, entre as omoplatas, usando a palma da mão. Se o objeto não for desalojado, é aconselhável virar o bebê de barriga para cima e realizar até cinco compressões torácicas, usando dois dedos no centro do peito, logo abaixo da linha dos mamilos. Alternar entre tapinhas nas costas e compressões no peito até que o objeto seja expelido ou até a chegada de ajuda médica. É importante evitar colocar os dedos na boca do bebê para tentar remover o objeto, pois isso pode empurrá-lo mais para dentro das vias aéreas. 

Em todos os casos, procurar assistência médica imediatamente após o incidente é essencial.