Brasil envia 125 toneladas de alimentos para Cuba

Ação faz parte de iniciativa para promover a segurança alimentar e nutricional na América Latina

Brasil envia 125 toneladas de alimentos para Cuba

Divulgação / Guilherme Resck

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Brasil deu um importante passo no fortalecimento das relações internacionais e na promoção da segurança alimentar na América Latina com o envio de 125 toneladas de leite em pó para Cuba nesta segunda-feira (12).

O Ministério das Relações Exteriores anunciou que esse é apenas o primeiro de uma série de carregamentos que incluirão, nas próximas semanas, outros alimentos essenciais como arroz, milho e soja, visando aliviar as necessidades nutricionais do país caribenho.

Este gesto de solidariedade faz parte de um acordo mais amplo, firmado no final de 2023 entre Brasil, Emirados Árabes Unidos e Cuba, durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). A iniciativa busca promover a segurança alimentar e nutricional na América Latina, através do fornecimento de recursos essenciais para a produção, distribuição e manutenção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

O Itamaraty salientou a importância desta ação conjunta, destacando que ela está em consonância com os objetivos da presidência brasileira do G20 de criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Este esforço coletivo reflete o compromisso dos países envolvidos em combater as adversidades alimentares e nutricionais, especialmente em regiões mais vulneráveis.

Através desta parceria estratégica e humanitária, o Brasil reafirma seu papel ativo na comunidade internacional, não apenas como fornecedor de recursos alimentares, mas também como um líder na luta contra a fome e a promoção de práticas sustentáveis que garantam o bem-estar das populações mais carentes na América Latina e no mundo.