Foto: Marcos Porto
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Um gesto de solidariedade às vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o Município de Itajaí decidiu cancelar a tradicional Festa do Peixe deste ano, que estava programada para ocorrer em junho, durante as comemorações do Dia do Pescador.
Em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), o município optou por direcionar os mais de 10 toneladas de pescado, originalmente destinados ao evento, para auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes no estado vizinho.
Ricardo Augusto dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, expressou o sentimento da comunidade: “Nós sabemos bem como é difícil nos reerguermos após uma calamidade como essa pela qual passam os gaúchos e, diante disso, sequer temos motivos para comemorar”. A decisão reflete a empatia dos itajaienses, que já passaram por situações semelhantes e entendem a gravidade do momento.
Além da doação, a cidade planeja uma série de atividades educativas e de apoio ao setor pesqueiro durante a Semana do Pescador, visando homenagear os profissionais da cadeia pesqueira.
Itajaí, que conta com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e uma das maiores enlatadoras da América Latina, é conhecida como o maior porto pesqueiro do Brasil e a Capital Nacional da Pesca.