Outono com chuva: primeiro dia da estação já chega com nova frente fria em SC

Litoral Norte no estado contará com altas temperaturas e chuva

Outono com chuva: primeiro dia da estação já chega com nova frente fria em SC

Ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta terça-feira (21), o litoral norte de Santa Catarina deve registrar sol e calor, com temperaturas máximas variando entre 24°C e 28°C. No entanto, entre a tarde e à noite, a combinação do calor com uma frente fria em alto mar pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais bem isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, como raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Segundo os especialistas, o vento deve ser fraco de nordeste a noroeste pela manhã, virando para sul/sudeste à tarde, com rajadas moderadas (entre 30 e 50km/h). O mar deve estar calmo, com ondas de direção leste a sudeste, passando para sul, com altura média de 0,5m e pisos máximos de 1,0m em todo o litoral catarinense.

Já na quarta-feira (22), a previsão é de muitas nuvens e condições para chuva ocasional no litoral e áreas próximas, devido à circulação marítima. No amanhecer, as temperaturas estarão em torno de 24°C no litoral norte e Vale do Itajaí, e de 19°C nas demais regiões. À tarde, as máximas podem chegar a 28°C no litoral, mas não devem subir tanto quanto nas demais regiões, por causa da cobertura de nuvens.

Entre o final da manhã e à tarde, a formação de sistemas de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera pode favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em todas as regiões, que tendem a ser mais intensas e acompanhadas por temporais isolados do centro ao sul do estado, com risco baixo para ocorrências relacionadas aos temporais. O vento deve ser de sudeste a leste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 30 e 50km/h à tarde, em especial no oeste e litoral.

Os moradores do litoral norte devem ficar atentos às condições do tempo e se protegerem caso ocorram temporais.