Caça da FAB é enviado ao Brasil e tem parada em SC

Chegada do 8° caça F-39 Gripen ao país marca avanço na modernização da Força Aérea Brasileira

Caça da FAB é enviado ao Brasil e tem parada em SC

Divulgação/ Diarinho

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O caça F-39 Gripen, recentemente recebido no porto de Navegantes, está programado para decolar até sexta-feira (15), rumo à Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Este evento é o mais recente desenvolvimento no contrato firmado em 2014 entre o Brasil e a Suécia, no valor de R$ 20 bilhões, que prevê a entrega de 36 aeronaves visando a modernização da defesa aérea nacional. 

O caça chegou ao Brasil na terça-feira (12), após ser embarcado pelo Porto de Norrkoping, Suécia, no navio MV Florijngracht.

O Gripen é reconhecido como um dos caças mais avançados do mundo, com capacidade de atingir velocidades acima de 1.400 km/h e altitudes de até 16.000 metros. Multifuncional, o caça executa desde missões de combate aéreo e ataques ao solo até reconhecimento e apoio aéreo aproximado. 

Com sistemas avançados de comunicação, radar e guerra eletrônica, o Gripen destaca-se pela superioridade informativa e capacidade de operação em rede.

Para a chegada e preparação do caça em Navegantes, uma megaoperação foi organizada, resultando na interdição temporária da via portuária até a rótula da Havan nesta terça-feira (12). A aeronave foi transportada do porto ao Aeroporto Internacional de Navegantes, onde está sendo montada e submetida a testes de motores e sistemas.

Esta entrega é parte de um programa de colaboração Brasil-Suécia para o desenvolvimento de tecnologias e fornecimento de caças à FAB. Inclui não apenas as aeronaves, mas também suporte logístico, sistemas de suporte, equipamentos, treinamento, armamentos e um programa de transferência de tecnologia, considerado o maior em curso no Brasil.

Com a chegada deste oitavo caça, a Portonave já desembarcou um total de oito aeronaves, começando em 2020, com remessas adicionais previstas para 2024.