BBB 24 estreia com pior audiência da história e polêmica com catarinense

Mesmo com as mudanças implementadas pelo diretor Boninho, o programa não conseguiu atrair a atenção do público

BBB 24 estreia com pior audiência da história e polêmica com catarinense

Divulgação / Rede Globo

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Big Brother Brasil 24 iniciou nesta segunda-feira com uma surpresa desagradável para a produção: a pior audiência registrada em uma estreia na história do reality show. Mesmo com as mudanças implementadas pelo diretor Boninho, o programa não conseguiu atrair a atenção do público. Segundo dados da Kantar Ibope, o episódio de estreia marcou apenas 22 pontos na Grande São Paulo, ultrapassando negativamente o recorde anterior de 22,5 pontos da edição de 2019.

A edição também foi marcada por uma controvérsia envolvendo Maycon, participante natural de Tijucas, na Grande Florianópolis. Durante a prova de resistência, Maycon fez comentários considerados insensíveis em relação a Vinicius Rodrigues, atleta paralímpico e membro do grupo Camarote. Maycon escolheu Vinicius para o circuito e fez piadas sobre sua performance, especialmente quando Vinicius precisou remover sua prótese para superar os obstáculos.

Em um momento particularmente polêmico, Maycon sugeriu apelidar a prótese de Vinicius como "cotinho", o que levou a acusações de capacitismo por parte dos usuários do Twitter. A repercussão negativa nas redes sociais foi intensa, com muitos pedindo que Maycon seja o primeiro eliminado do reality.

— Vamos botar um nome no “cotinho”. A gente pode botar um apelido no “cotinho”? Te batizar? — pede o catarinense, deixando Vinicius desconfortável.

"Quem convive com PCD não olha para esse como um coitado, coloquem isso na cabeça de vocês! A Mãe do coração do Maycon é PCD, e com ele ele aprendeu a ter esse olhar de naturalidade da situação. Eu tenho convivo com PCD, e juro, as falas aqui dentro de casa podem ser problematicas aos olhos de leigos, pra pra gente é carinho, inclusão e afeto", publicaram amigos nas redes sociais.

Amigos de Maycon defenderam suas ações, argumentando que ele aprendeu a ter um olhar natural sobre pessoas com deficiência devido à influência de uma figura materna em sua vida que também é PCD. Eles enfatizaram que, dentro de casa, tais comentários são vistos como uma forma de carinho e inclusão.

Na prova de resistência, que valia a liderança da semana e um carro, Maycon foi o décimo quinto eliminado após mais de 13 horas de competição. Deniziane, Marcus Vinicius e Matteus continuaram na disputa. Vinicius Rodrigues, o último do grupo Camarote na prova, desistiu após cerca de dez horas.