Morre João Vicenti aos 58 anos, gaiteiro do Nenhum de Nós

Ele estava internado em um hospital de Porto Alegre lutando contra complicações de um câncer nos rins

Morre João Vicenti aos 58 anos, gaiteiro do Nenhum de Nós

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A música  brasileira está de luto com o falecimento de João Vicenti Vieira dos Santos, destacado gaiteiro e tecladista da renomada banda Nenhum de Nós. Aos 58 anos, o músico sucumbiu a um câncer renal, deixando um legado de talento e inspiração. Internado no Hospital São Lucas, em Porto Alegre, sua morte foi confirmada na noite de terça-feira (26/3), gerando comoção entre fãs, amigos e familiares.

Nascido na cidade de São Gabriel, João Vicenti era conhecido por sua versatilidade instrumental, dominando piano, diversas gaitas e violão. Seu combate ao câncer de rim foi acompanhado de perto por admiradores e pela comunidade artística. A notícia de sua insuficiência hepática, que levou ao seu trágico falecimento, foi recebida com pesar por todos que acompanhavam sua jornada.

O talentoso músico realizou sua última apresentação em janeiro, em São Francisco de Paula, deixando uma marca indelével no cenário musical do Rio Grande do Sul e do Brasil. João Vicenti também brilhou no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, durante a temporada do espetáculo "Acústico 100".

Em homenagem ao seu filho ilustre, a prefeitura de São Gabriel decretou luto oficial de três dias, um gesto que reflete o impacto de sua perda não apenas no âmbito local, mas também no cenário cultural mais amplo. A despedida de João Vicenti é um momento de reflexão sobre a fragilidade da vida e a força da arte, que permanece como seu legado eterno.

Veja a nota da prefeitura na íntegra

“O Brasil se despede da gaita de João Vicenti.

Na noite desta terça-feira, 26 de março, calou-se a gaita de João Vicenti Vieira dos Santos, integrante da banda Nenhum de Nós. O músico lutava há cerca de seis meses contra o câncer, e faleceu no Hospital da PUC, em Porto Alegre.Nascido em São Gabriel, filho do consagrado gaiteiro e folclorista de renome internacional Lídio Vieira dos Santos, João Vicenti era conhecido por sua generosidade, genialidade e bom humor. Foi considerado um pioneiro e inovador do rock brasileiro, ao introduzir o acordeom nas melodias do rock do Nenhum de Nós, banda da qual passou a fazer parte em 1994.

Músicos de todo o país lamentam a perda do artista. Um de seus amigos e parceiros musicais, o secretário de Governo Edjor Borges, ressalta que perde um irmão, na música e na vida.O prefeito Lucas Menezes decreta, a partir de quarta-feira, luto oficial de três dias em memória ao consagrado artista, que foi homenageado como “capataz” da Feira do Livro de São Gabriel em 2021“.