Morre Rita Lee, ícone do rock brasileiro, aos 75 anos

Ela morreu nesta segunda-feira (8), em São Paulo

Morre Rita Lee, ícone do rock brasileiro, aos 75 anos

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, faleceu na segunda-feira (8), aos 75 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha realizando tratamentos contra a doença.

A família da cantora anunciou o falecimento em suas redes sociais, informando que Rita morreu em sua residência em São Paulo, cercada pelo amor de seus familiares. O velório ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera na quarta-feira (10), das 10h às 17h, aberto ao público.

Rita Lee foi fundamental na inserção do rock na explosão criativa do tropicalismo, formou a banda de rock brasileira mais aclamada no mundo, os Mutantes, e criou canções solo de grande apelo popular sem perder sua liberdade e irreverência. Sendo referência de criatividade e independência feminina em seus quase 60 anos de carreira, recebeu o título de “rainha do rock brasileiro”, mas preferia ser chamada de “padroeira da liberdade”.

Nascida em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, Rita iniciou sua carreira musical aos 16 anos, como parte do trio vocal feminino Teenage Singers. Em 1964, integrou o grupo de rock Six Sided Rockers, que posteriormente se transformou nos Mutantes em 1966. A banda, formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, foi crucial no movimento tropicalista, unindo psicodelia aos ritmos locais e ganhando reconhecimento internacional.

Rita Lee fez parte dos Mutantes durante o período mais criativo da banda, de 1966 a 1972, e depois seguiu carreira solo, trabalhando com o grupo Tutti Frutti e, a partir de 1979, em parceria com seu marido, Roberto de Carvalho. Juntos, escreveram e gravaram canções de pop-rock de grande sucesso, como "Mania de Você" e "Lança perfume".

Em 2012, a cantora anunciou sua aposentadoria dos palcos, mas continuou sua carreira na música e na literatura. Além de sua bem-sucedida autobiografia lançada em 2016, Rita escreveu diversos livros e fez participações especiais em novelas.

Em maio de 2021, foi diagnosticada com câncer de pulmão e seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia. Rita Lee morava em um sítio no interior de São Paulo com a família e deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.