Detentos produzem móveis para vítimas das inundações no RS

Participantes do projetos recebem capacitação para produção destinada a afetados no Rio Grande do Sul

Detentos produzem móveis para vítimas das inundações no RS

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Internos do presídio regional de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, irão produzir móveis para vítimas das recentes inundações no Rio Grande do Sul, por meio do projeto “Aprender Solidário”. Os participantes do projeto receberão capacitação e certificação do Senai, garantindo a qualidade dos móveis e oferecendo uma oportunidade de ressocialização.

A iniciativa foi inspirada pela visita da juíza Lívia Borges Zwetsch Beck, corregedora e titular da 2ª Vara Criminal da cidade. A iniciativa visa atender às necessidades das vítimas das inundações do Rio Grande do Sul e promover a ressocialização dos internos do Presídio Regional de Araranguá.

“Aprender e aplicar novas habilidades em um contexto de trabalho significativo pode ser transformador, proporcionando um novo senso de propósito e valor aos participantes”, destacou a juíza.

O projeto deve iniciar ainda nesta semana, com a entrega dos móveis acontecendo à medida que forem produzidos. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), os trabalhos devem continuar até dezembro.

O design dos móveis ficará a cargo da Unesc, sob a orientação do professor João Luís Silva Rieth, arquiteto e urbanista. A Vara de Execuções será responsável pelo fornecimento dos insumos e equipamentos necessários para a produção do mobiliário.