Governo de SC abre processo para punir policial penal que filmou presos comemorando a vitória de Lula

A Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa instaurou uma comissão de sindicância punitiva

Governo de SC abre processo para punir policial penal que filmou presos comemorando a vitória de Lula

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um policial penal do Presídio Regional de Canoinhas, em Santa Catarina, está sob investigação após a publicação de um vídeo em suas redes sociais, que registrou a comemoração de detentos pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022.

A Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa instaurou uma comissão de sindicância punitiva, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (13), assinada pela secretária adjunta da Administração Prisional, Joana Mahfuz Vicini.

A portaria, publicada recentemente, indica que após uma sindicância investigativa, foi decidida a formação de uma comissão disciplinar para determinar a punição apropriada. Conforme a investigação, o vídeo foi gravado no dia 30 de outubro de 2022 e mostrava reeducandos supostamente comemorando o resultado das eleições presidenciais, uma ação contrária às normas vigentes e realizada sem autorização.

Embora o vídeo tenha sido excluído das redes sociais do policial, ele gerou repercussão suficiente para instigar o processo disciplinar. A comissão deverá iniciar seus trabalhos em dez dias a partir da publicação da portaria e concluir no prazo de 30 dias.