Morto há 13 anos, catarinense é condenado a pagar indenização

Embora o homem tenha falecido em 2010, seu espólio foi responsabilizado pela condenação

Morto há 13 anos, catarinense é condenado a pagar indenização

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Vara da Fazenda Pública de Tubarão emitiu uma decisão condenatória contra dois homens, duas empresas e o Estado de Santa Catarina pelo envolvimento em um esquema de desmanche e venda de veículos roubados.

A operação ilícita, descoberta pela Polícia Civil em 2002, consistia na receptação de veículos, especialmente caminhonetes importadas, que eram desmontados, adulterados e posteriormente vendidos.

Mais de 200 veículos de marcas renomadas, incluindo Toyota, Chevrolet e Mitsubishi, foram comercializados ilegalmente. O esquema, ativo entre 2000 e 2002, envolvia a aquisição de veículos sinistrados em leilões para uso dos chassis e documentações em veículos roubados.

Flávio Bernardino dos Santos, identificado como o principal responsável pelo esquema, adquiria veículos acidentados para retirar seus chassis e utilizar as documentações em automóveis montados com peças ilícitas. Os veículos eram então regularizados no Detran de Tubarão, sem a necessidade de apresentação dos documentos obrigatórios, e vendidos a consumidores desavisados.

A decisão judicial inclui a condenação de uma empresa mecânica, uma empresa de venda de peças e acessórios de veículos, além do próprio Estado de Santa Catarina, ao ressarcimento dos danos causados às vítimas. O esquema também utilizou "laranjas" para ocultar a identidade do réu nas transações.

Embora Flávio Bernardino dos Santos tenha falecido em 2010, seu espólio foi responsabilizado pela condenação. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.