Motoristas de aplicativo fazem manifestação contra regulamentação da profissão

Os profissionais reivindicam uma remuneração maior que a proposta do governo

Motoristas de aplicativo fazem manifestação contra regulamentação da profissão

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma onda de manifestações tomou conta das ruas de Joinville nesta terça-feira, dia 26, quando motoristas de aplicativo se reuniram para expressar seu descontentamento com o recente projeto de lei proposto pelo governo federal.

A mobilização, organizada pela Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (Fembrapp), ocorreu simultaneamente em várias cidades do país, mas teve um de seus pontos mais expressivos no estacionamento da Arena Joinville.

O projeto de lei 12/2024, que está no centro da controvérsia, visa instituir a categoria de “trabalhador autônomo por plataforma”, sem criar laços empregatícios formais entre os motoristas e as empresas de aplicativos.

Entre as medidas propostas, está a definição de um pagamento mínimo por hora trabalhada e a exigência de contribuição para a Previdência Social, além de incentivar a negociação por meio de acordos coletivos.

Wagner Mira, presidente da Amasc Joinville, destacou que a proposta não foi bem-recebida pelos profissionais do setor. A principal reivindicação dos motoristas se opõe ao valor fixado pela nova legislação, R$ 32,09 por hora de trabalho, associado à limitação da jornada diária de trabalho, aspectos vistos como restritivos pela categoria.