Porto Belo retorna à rota dos cruzeiros internacionais após 22 Anos

A cidade ampliou sua infraestrutura com o Terminal Turístico de Passageiros e outras adequações necessárias

Porto Belo retorna à rota dos cruzeiros internacionais após 22 Anos

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após mais de duas décadas, Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, celebra seu retorno ao mapa dos cruzeiros internacionais. A cidade, conhecida por sua beleza natural e infraestrutura turística, recebeu na última terça-feira (9) um navio transatlântico, marcando o fim de um intervalo de 22 anos sem operações alfandegárias.

Este marco histórico representa não apenas um avanço significativo no turismo local, mas também um potencial aumento econômico substancial para a região. A Fundação de Turismo, liderada pela presidente Zene Drodowski, estima que a retomada das atividades de cruzeiros internacionais possa injetar aproximadamente 40 milhões de reais na economia local.

A operação de alfandegamento, agora facilitada com a presença de órgãos competentes como a Polícia Federal e a Receita Federal no porto, promete agilizar o processo de nacionalização dos navios e atrair mais companhias de cruzeiro para a cidade. Porto Belo, agora designada como a primeira escala nacional para os transatlânticos, se posiciona estrategicamente no cenário do turismo marítimo.

A retomada do alfandegamento em Porto Belo é fruto de um trabalho de sete anos da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A cidade, que já tem mais de duas décadas de experiência em receber navios de cruzeiro, ampliou sua infraestrutura com o Terminal Turístico de Passageiros e outras adequações necessárias.

Contribuindo para este desenvolvimento, a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Porto Belo) investiram na estruturação do terminal portuário. Ações como a instalação de câmeras de segurança e detectores de metais foram implementadas para garantir a segurança e viabilizar o alfandegamento da Instalação Portuária de Turismo.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA – Brasil), a expectativa é que os turistas internacionais gastem em média R$ 620 por parada, número que pode ser ainda maior do que o consumo dos visitantes nacionais. A CDL de Porto Belo, presidida por Lúcio Vasconcellos do Amaral Abreu, antecipa um impacto positivo direto na economia local com a chegada desses turistas.