Santa Catarina busca atrair investimentos da gigante chinesa Shein

Empresa de comércio eletrônico planeja investir R$ 750 milhões no Brasil e gerar 100 mil empregos

Santa Catarina busca atrair investimentos da gigante chinesa Shein

Reprodução/ Oeste Mais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O governo de Santa Catarina está na corrida para atrair investimentos e novos negócios da gigante chinesa do comércio eletrônico, Shein. Nos últimos 20 dias, a empresa vem mantendo conversas com as secretarias estaduais do Planejamento e da Fazenda.

Na sexta-feira, dia 28, duas executivas da Shein foram recebidas no Centro Administrativo do governo estadual. A captação de investimentos é uma prioridade do governo catarinense. O governador Jorginho Mello destacou a combinação de logística, infraestrutura, profissionalismo e qualidade de vida que Santa Catarina oferece aos investidores.

A Shein, um dos maiores portais internacionais de compras na indústria da moda, busca se estabelecer como produtora local e expandir suas vendas na América Latina e América do Norte a partir da produção brasileira.

Até o final de 2026, a empresa pretende que 85% das vendas do grupo em todo o Continente Americano sejam provenientes da produção brasileira. Para isso, a Shein anunciou um investimento de R$ 750 milhões no país, que deve gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em três anos.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, a Shein planeja contratar cerca de 2 mil empresas dos setores têxtil e calçadista brasileiros, o que coloca Santa Catarina como uma das principais opções, já que o estado possui mais de 27 mil empresas do segmento ativas.

O secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, enfatizou que o projeto não visa gerar concorrência desleal ou prejudicar a indústria local, mas sim incentivar a produção catarinense e trazer desenvolvimento econômico e tecnológico para o estado.

A Shein já começou a contratar no Brasil, com mais de 100 vagas anunciadas em um site de relacionamentos de negócios. Além das equipes das secretarias estaduais do Planejamento e da Fazenda, participaram da reunião no Centro Administrativo os secretários Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Juliano Froehner (Articulação Internacional).