URGENTE: Senado aprova fim das 'saidinhas'

O plenário do Senado aprovou hoje, por 62 votos a 2

URGENTE: Senado aprova fim das 'saidinhas'

Imagem Ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Senado deu um passo crucial nesta terça-feira (20) ao aprovar o texto principal do projeto que visa eliminar a polêmica "saidinha" de detentos em feriados e datas festivas, como o Dia das Mães e o Natal.

Mas a batalha ainda não acabou! Os senadores agora enfrentarão a tarefa de concluir a análise do projeto, votando os destaques um a um. Essas são sugestões de mudanças que serão votadas separadamente, trazendo ainda mais tensão ao debate.

A proposta, que ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara dos Deputados, surgiu em resposta à pressão dos parlamentares de oposição. Eles argumentam veementemente que os detentos têm aproveitado a "saidinha" para escapar das prisões e cometer novos delitos.

O debate sobre a necessidade de restringir as saídas temporárias vem se arrastando no Congresso desde 2013. No entanto, o trágico assassinato do policial militar Roger Dias, ocorrido em janeiro deste ano em Belo Horizonte, deu um impulso significativo à proposta.

O relator do projeto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), não hesitou em sugerir que, caso o texto se transforme em lei, deveria receber o nome de "Sargento PM Dias" em homenagem à vítima. Welbert Fagundes, o indivíduo acusado de assassinar o PM, foi recapturado e agora cumpre sua pena em regime fechado.