Advogado do PT que deixou Hang inelegível sugere prisão de deputada de SC: "tenha calma"

Deputada é amiga pessoal da família Bolsonaro e representante de Santa Catarina no Congresso Nacional

Advogado do PT que deixou Hang inelegível sugere prisão de deputada de SC: "tenha calma"

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Advogado responsável pelo processo que tornou Luciano Hang inelegível e derrubou prefeito e vice no município de Brusque, Artur Antunes sugeriu a prisão da Deputada Federal Júlia Zanatta, amiga pessoal da família Bolsonaro e representante de Santa Catarina no Congresso Nacional.

Declaração ocorreu em reportagem do Jornal Razão após operação da Polícia Federal contra Bolsonaro e aliados, mostrando que o petista Décio Lima publicou um ‘recado’ aos chamados ‘golpistas’ que teriam pedido ‘intervenção militar’ após a eleição de Lula. “CALMA não haverá IMPUNIDADES”, declarou Décio.

Na mesma linha, o advogado, que é Chefe de Gabinete do Prefeito de São João Batista, Pedroca (MDB), zombou da situação: “Deves estar com medo né? Siga o conselho dele e tenha calma”, afirmou o petista, que assumiu no alto escalão batistense após acordo do PT com o prefeito daquela cidade. Relembre:

São João Batista, um reduto historicamente bolsonarista em Santa Catarina, vive momentos de realinhamento político após um acordo entre o prefeito Pedro Afonso Ramos, conhecido como Pedroca (MDB), e o Partido dos Trabalhadores (PT). O acordo prevê um repasse de até R$ 15 milhões por parte do Governo Federal e inclui a nomeação de pessoas ligadas ao PT em cargos estratégicos da administração municipal.

O anúncio de Artur Antunes Pereira como o novo chefe de gabinete surpreendeu muitos, dada a sua longa trajetória na arena política. Pereira, advogado com expertise em Direito Processual e Direito Eleitoral, já havia atuado na cassação dos mandatos do ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi e Gilmar Doerner, respectivamente.

O município se destaca por ter dado a Jair Bolsonaro 78,75% dos votos na eleição de 2022, o que torna a aliança com o PT ainda mais significativa.

Ângelo Zunino, líder do PT em São João Batista e que já concorreu a cargos de prefeito e vereador, também recebeu uma posição na administração de Pedroca. Zunino, que obteve apenas 1,08% dos votos na eleição municipal de 2020, parece encontrar uma via alternativa de influência política através deste acordo.

Pedroca, que faz parte do MDB — o mesmo partido do prefeito cassado de Brusque, Ari Vequi —, mostra uma mudança de rota ao se alinhar ao governo federal. Em uma espécie de guinada, os retratos no gabinete principal da prefeitura também foram atualizados. Saiem os rostos de Jair Bolsonaro e do ex-governador Carlos Moisés da Silva, para dar espaço aos retratos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jorginho Mello (PL).

Segundo Pedroca, este realinhamento político não significa uma mudança ideológica, mas sim uma forma de aproximação com instâncias superiores de poder.