5 minutos é o suficiente? Baixa libido afeta autoestima de homens

Libido Masculina: Entendendo a Falta, Causas e Caminhos para Solução

5 minutos é o suficiente? Baixa libido afeta autoestima de homens

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

 Em um mundo onde a saúde sexual masculina ainda é cercada por tabus e estigmas, muitos homens enfrentam em silêncio questões relacionadas à libido. A falta de desejo sexual, um problema que afeta um número significativo da população masculina, é frequentemente mascarada por vergonha ou ignorância. Este artigo busca esclarecer as causas dessa condição e apontar soluções possíveis, abrindo caminho para uma discussão mais aberta e saudável sobre a saúde sexual masculina.

Identificando a Falta de Libido

A libido, ou desejo sexual, varia significativamente de pessoa para pessoa. No entanto, uma queda notável no interesse por atividades sexuais pode ser um indicativo de que algo não está bem. Especialistas apontam que fatores como estresse, ansiedade, problemas de relacionamento, doenças crônicas, desequilíbrios hormonais, e até mesmo certos medicamentos podem influenciar negativamente a libido masculina.

Fatores Psicológicos: O estresse e a ansiedade são considerados algumas das principais causas da redução da libido. Problemas de relacionamento, questões de autoestima e depressão também podem afetar significativamente o desejo sexual.

Fatores Físicos: Condições como diabetes, hipertensão, obesidade e desequilíbrios hormonais, como a baixa produção de testosterona, estão entre as causas físicas mais comuns. O uso prolongado de certos medicamentos, como antidepressivos, também pode reduzir a libido.

Estilo de Vida: O consumo excessivo de álcool, o uso de drogas e a falta de exercícios físicos podem contribuir para a diminuição da libido.

Consulta Médica: O primeiro passo para quem enfrenta uma queda na libido é buscar a orientação de um profissional de saúde. Uma avaliação médica pode ajudar a identificar possíveis desequilíbrios hormonais ou condições de saúde subjacentes. Uma excelente opção em Santa Catarina é o Instituto Homem de Balneário Camboriú. Para agendar uma consulta, basta clicar aqui ou acessar www.institutohomem.com.br

Terapia: Para questões psicológicas, a terapia pode ser uma ferramenta valiosa. Conversar com um terapeuta ou psicólogo sobre ansiedade, estresse ou problemas de relacionamento pode ajudar a aliviar a pressão e recuperar o desejo sexual.


Mudanças no Estilo de Vida: Adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios regulares, uma dieta balanceada, limitar o consumo de álcool e evitar o uso de drogas, pode ter um impacto positivo na libido.

Tratamentos e Medicamentos: Dependendo da causa, medicamentos para equilibrar os níveis hormonais ou tratar condições específicas podem ser recomendados. Além disso, suplementos e terapias alternativas têm mostrado eficácia em alguns casos, sempre sob orientação médica.

Encarar a falta de libido como um problema de saúde que merece atenção é o primeiro passo para buscar uma solução. A abertura para discutir essas questões sem preconceitos pode não apenas melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos homens afetados mas também fortalecer laços em relacionamentos. Informação, compreensão e um diálogo aberto são ferramentas essenciais na superação dos desafios relacionados à saúde sexual masculina.