ATENÇÃO: Tijucas investiga segunda possível morte por dengue

Dado consta no painel epidemiológico do estado e foi confirmado pela prefeitura da cidade ao Jornal Razão na manhã desta quinta-feira (28)

ATENÇÃO: Tijucas investiga segunda possível morte por dengue

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um possível novo óbito por dengue em Tijucas está sob investigação, de acordo com o painel epidemiológico do Estado. A prefeitura, questionada pelo Jornal Razão, confirmou que, embora o caso esteja sendo investigado, ele será relatado no boletim da próxima semana. A cidade, que enfrenta um surto da doença, já contabilizou até esta quinta-feira (27) um total de 1.398 casos confirmados.

Caso seja confirmado, este será o segundo óbito pela doença na cidade. Informações preliminares apontam que, assim como o primeiro, a morte também seria de um jovem de 15 a 17 anos, contudo, ainda não há nada concreto. Questionado, o município declarou que não possui dados acerca do novo caso.

Em nota, a prefeitura informou que a notificação foi realizada pelo Hospital Regional à Vigilância em Saúde. 

No caso, o município esclareceu que "como a semana epidemiológica ainda está em andamento, o dado não foi incluído no boletim municipal que deve ser lançado na próxima semana. A Secretaria de Estado da Saúde costuma divulgar o boletim antes de nós, por isso ainda não está registrado em nosso sistema".


 A investigação surge em um momento em que a cidade passa por um aumento gradativo de casos da doença. O bairro Praça tem o maior número de casos recentes, com um aumento para 282, enquanto o bairro Areias segue com o total mais alto, 458 casos. Com 65 novos casos, o Centro agora soma 250, e bairros como Universitário e XV de Novembro também registraram aumentos significativos, com 121 e 127 casos, respectivamente.

A prefeitura reforça a orientação sobre os sintomas da dengue: febre, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, cansaço, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo. Recomenda-se que, ao notar os sinais, a população busque imediatamente serviços de saúde.

As autoridades continuam intensificando as campanhas de conscientização e controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue, e alertam sobre a importância de medidas preventivas, como evitar acúmulo de água parada, para conter a disseminação da doença. Vale pontuar que Santa Catarina decretou estado de emergência por conta da alta contaminação por dengue no dia 22 de fevereiro.