Mutirão de cirurgias no Hospital de Tijucas tira mais de 140 pessoas da fila do SUS

Hospital de Tijucas se torna referência em procedimentos cirúrgicos: “atendimento excelente”

Mutirão de cirurgias no Hospital de Tijucas tira mais de 140 pessoas da fila do SUS

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

No mês de junho, Tijucas foi referência na Grande Florianópolis quando o assunto são cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde, o SUS. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o IGAPS realizou no Hospital São José mais de 140 cirurgias diversas, incluindo ortopedia, cirurgias gerais e bucomaxilofacial.

“Tinha gente que nunca havia ido ao dentista. Pessoas especiais, com algum tipo de deficiência, cujas famílias não tem dinheiro para pagar pelo procedimento por conta da necessidade de anestesia geral. Isso só é possível num centro cirúrgico e o Hospital de Tijucas oferece toda essa estrutura”, comentou o diretor do Hospital São José, Marcos Marcelino.

A grande maioria dos pacientes foram moradores de Tijucas. Todavia, segundo o IGAPS, foi difícil entrar em contato com bastante gente.

“Pessoas que estavam há muito tempo esperando por cirurgia, como infelizmente demorou tanto tempo e nem tinham mais esperança de fazer, acabaram deixando de lado e perderam a oportunidade. É muito triste. Por isso, estamos pedindo para que atualizem os cartões do SUS para facilitar nosso contato”, explica Marcos.

Mais uma grande quantidade de cirurgias estão agendadas para o mês de julho e a meta é transformar o Hospital São José em referência cirúrgica em Santa Catarina.

“Tijucas tem um grande hospital, mas não exploramos nem 50% da capacidade operacional. Temos muitos espaços ociosos dentro da estrutura. A Grande Florianópolis e a Costa Esmeralda tem uma carência de hospitais de médio e grande porte e o IGAPS quer mostrar que é possível transformar o Hospital de Tijucas num Hospital Regional”, comenta o diretor.

A parceria com a Secretária Carmen Zanotto, que viabilizou o investimento por parte do Governo de Santa Catarina para a realização das cirurgias em Tijucas, foi primordial para o sucesso do projeto.

“Queremos recuperar a credibilidade e mostrar a qualidade dos nossos profissionais. A visão do IGAPS é macro e ter a conquista de ser o hospital que mais operou cirurgias SUS na Grande Florianópolis é um grande passo neste caminho. Esse processo é lento, demorado, mas ver os resultados positivos é extremamente satisfatório”, finaliza Marcos.

Atualmente, o Hospital São José transformou a realidade da emergência do 24h. Antes da mudança de gestão, era comum precisar esperar por mais de 7h para um atendimento. Hoje, com três médicos plantonistas durante o dia, não houve mais nenhum registro do tipo. Inclusive, em várias oportunidades, a emergência ‘zerou’, ou seja, ficou sem ninguém esperando por atendimento. Além disso, novidades serão anunciadas nos próximos meses.

Outra informação importante é o fato de que também é possível realizar cirurgias particulares no Hospital São José. Para saber mais, basta entrar em contato com a equipe do HSJ.