Após onda de calor temporal arranca telhado de casas, em Jaraguá do Sul

O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (13)

Após onda de calor temporal arranca telhado de casas, em Jaraguá do Sul

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na tarde desta terça-feira (13), um temporal foi registrado em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. O fenômeno climático causou estragos significativos, com registros de danos em estruturas residenciais e comerciais, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Relatos e imagens divulgadas mostram a intensidade da tempestade, que foi capaz de arrancar telhados e quebrar vidraças, com destaque para um caso em que estilhaços de vidro caíram sobre um veículo.

A força do vento, aliada à chuva torrencial, resultou em mais de 10,7 mil unidades consumidoras afetadas pela falta de eletricidade, evidenciando o impacto do temporal sobre a infraestrutura urbana.

A Defesa Civil atribuiu a severidade do temporal à formação de uma frente fria que encontrou o ambiente superaquecido, uma combinação que propiciou a ocorrência de chuvas fortes e ventania.

Já a equipe Conexão Geoclima, o caso é característico de uma Microexplosão. As imagens de radar, satélite e registros dos seguidores, concluindo que o padrão dos danos e a natureza abrupta do fenômeno se alinham com as características típicas de microexplosões, um tipo de evento climático extremo que pode causar danos significativos em áreas localizadas.