Aumento nas mortes marca operação Corpus Christi 2023, revela balanço da PRF

Balanço da Polícia Rodoviária Federal mostra alta nos acidentes fatais e nas infrações de trânsito durante o feriado

Aumento nas mortes marca operação Corpus Christi 2023, revela balanço da PRF

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Operação Corpus Christi 2023, que ocorreu durante o último feriado, teve um aumento no número de mortes em relação ao ano passado, segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (12). O balanço revelou que seis pessoas perderam a vida nas estradas durante o período de operação, um aumento em relação às quatro mortes registradas no mesmo período do ano anterior.

Metade das mortes ocorreu em um único incidente, no Vale do Itajaí. Uma colisão frontal entre um automóvel e uma carreta, seguida de incêndio no veículo de passeio, resultou em três vítimas fatais na BR-470, em Apiúna. O acidente ocorreu no dia 7 de junho, primeiro dia do feriado prolongado.

Ao longo dos cinco dias de operação, que foi encerrada às 00h deste domingo (11), a PRF registrou um total de 117 acidentes, resultando em 131 pessoas feridas, além das seis mortes.

Além disso, foram registradas 2.671 infrações de trânsito. Dentre as violações mais comuns, destacam-se: 405 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 379 ultrapassagens em local proibido, 1.267 motoristas dirigindo acima da velocidade permitida, 214 casos de motoristas ou passageiros sem cinto de segurança, 30 motoristas utilizando o celular ao volante e 64 crianças sendo transportadas fora das cadeirinhas de segurança.

No que diz respeito aos veículos de carga, 32 motoristas foram flagrados desrespeitando o período de descanso obrigatório, e cerca de 29,5 toneladas de excesso de peso foram retiradas de circulação. A PRF mantém o compromisso de garantir a segurança nas estradas e lembra aos motoristas a importância da condução responsável para evitar acidentes e infrações de trânsito.