Ex-diretor da PRF de Bolsonaro é preso

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso em operação que investiga interferência no 2º turno das eleições

Ex-diretor da PRF de Bolsonaro é preso

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quarta-feira (9/8), a Polícia Federal (PF) lançou a Operação Constituição Cidadã, um esforço robusto para esclarecer a suposta manipulação do processo eleitoral durante o segundo turno das Eleições Presidenciais de 2022. A operação tem como foco a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e sua alegada utilização de recursos para dificultar o trânsito de eleitores em 30/10/2022.

Os mandados de busca e apreensão, juntamente com um mandado de prisão preventiva, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpridos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. A operação é realizada com o apoio da Corregedoria Geral da PRF e envolve a oitiva de 47 policiais rodoviários federais.

Os crimes investigados incluem prevaricação, violência política e atos destinados a impedir ou dificultar o exercício do sufrágio, bem como ações ligadas ao fornecimento de utilidades, alimentação e meios de transporte no dia das eleições.

Um dos desenvolvimentos mais notórios da operação foi a prisão preventiva do ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, em Florianópolis. Os mandados foram autorizados pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

As acusações contra Vasques estão relacionadas às blitze realizadas pela PRF no dia do segundo turno, interferindo na movimentação de eleitores, especialmente no Nordeste. Esta região era onde o candidato Lula (PT) tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto.

Vasques foi também o primeiro depoente a comparecer à CPI dos Atos Golpistas, onde negou qualquer omissão ou irregularidade na atuação da PRF durante as eleições. Ele defendeu a atuação da corporação, alegando que seria impossível articular uma atuação irregular em todo o país e negou que houvesse conversas ou orientações para cometer esses crimes.

O nome "Operação Constituição Cidadã" é uma referência direta à Constituição Brasileira de 1988, que garantiu a todos os cidadãos o direito ao voto, um marco na democracia do país.