Imóveis em Itapema são bloqueados em operação contra corrupção em prefeitura

Ação da Polícia Federal foi realizada na manhã desta segunda-feira (21)

Imóveis em Itapema são bloqueados em operação contra corrupção em prefeitura

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta segunda-feira (21), a Polícia Federal e a Receita Federal deram início à operação “Escola do Amanhã” em Palhoça e Itapema. A operação tem como foco investigar práticas suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro relacionadas a dispensas de licitação pela Prefeitura de Palhoça na contratação direta para construção de edifícios comerciais.

Ao aprofundar as investigações, foi identificado que os edifícios construídos por um empresário local seriam, posteriormente, alugados pela própria prefeitura.

O que chamou a atenção dos investigadores foi a identificação de transferências financeiras informais de indivíduos e entidades associadas à empresa contratada direcionadas a um ex-funcionário público. Este último é apontado como potencial intermediário financeiro de um influente político.

Para barrar possíveis movimentações financeiras ilícitas e obter mais evidências sobre o caso, a Justiça Federal de Florianópolis autorizou a expedição de seis mandados de busca e apreensão. Além disso, foi determinado o sequestro de bens e a realização de outras medidas preventivas nos municípios citados.

Se condenados, todos os implicados na operação poderão ser julgados com base na Lei de Lavagem de Dinheiro. A legislação em vigor prevê penas que podem chegar até 12 anos de reclusão, além de multas.