Pescadores são multados após captura milhares tainha irregular em Florianópolis

A infração foi detectada após os pescadores artesanais realizarem a captura por arrasto de praia enquanto um cardume passava pela região

Pescadores são multados após captura milhares tainha irregular em Florianópolis

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Pescadores foram penalizados em R$ 15 mil pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após divulgarem em redes sociais a pesca de um lanço de tainhas na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, no último sábado (20). A ação foi considerada uma infração às normas vigentes, pois a temporada legal de pesca da espécie inicia-se apenas no dia 1º de maio.

A infração foi detectada após os pescadores artesanais realizarem a captura por arrasto de praia enquanto um cardume passava pela região. A legislação sobre a pesca da tainha estabelece o período de maio a outubro como adequado para a atividade, a fim de preservar o ciclo reprodutivo da espécie.

Como resultado do ato, a PMA emitiu duas multas aos infratores e procedeu com a apreensão e o lacre da canoa e das redes usadas na atividade irregular.

A infração ocorre em contraste com a expectativa para a 17ª Abertura Oficial da Safra da Tainha 2024, que acontecerá na Praia do Campeche, também em Florianópolis. O evento, previsto para o dia 1º de maio, é organizado pelo Instituto Getúlio Manoel Inacio e conta com o apoio da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche. A programação ainda será anunciada, mas promete celebrar a cultura e as tradições locais com atividades para toda a família.