Aeroporto interrompe voos até 30 de maio em Porto Alegre

O local permanece fechado desde a última sexta-feira (3) devido à elevação das águas do Guaíba

Aeroporto interrompe voos até 30 de maio em Porto Alegre

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, permanecerá fechado por tempo indeterminado após a elevação recorde das águas do Rio Guaíba. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Fraport, administradora do aeroporto, confirmaram a suspensão de todas as operações desde a última sexta-feira (3).

Imagens capturadas no local mostram extensos alagamentos nas áreas de espera, nas vias de circulação de passageiros e até nas pistas de pouso, refletindo a gravidade da situação. Este fechamento ocorre após o nível das águas atingir 5,33 metros na manhã de domingo (5), superando o recorde anterior de 4,76 metros estabelecido em 1941.

A Fraport emitiu um "Notice to Airman" (Notam), que é um aviso internacional usado para informar sobre alterações e restrições temporárias que afetam as operações aéreas. A data final para essa suspensão foi estipulada para o dia 30 de maio, mas pode ser alterada dependendo da evolução das condições.

A nota divulgada pela Fraport esclarece que, de acordo com a legislação aeroportuária, o Notam serve para garantir que todas as empresas e instituições relacionadas à aviação estejam cientes das alterações operacionais e que, atualmente, não há uma data definida para a retomada das atividades aeroportuárias. A situação continua sendo monitorada e novas atualizações poderão ser fornecidas conforme o desenvolvimento dos eventos relacionados à inundação.