Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

Vistoria identificou falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas a higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, entre outras

Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo.

A medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros.

De acordo com a Anvisa, a suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa, e o retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pelo órgão de vigilância.

Além disso, a Anvisa fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida.

A Fugini, por sua vez, afirmou que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados, e que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos seus produtos seguem normalmente nos pontos de vendas do varejo.

As boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessários para garantir a qualidade sanitária desses produtos.

Essas práticas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final.