Delegado é preso após denunciar juiz por corrupção: “abolição do estado democrático”

O caso aconteceu durante uma inspeção na delegacia

Delegado é preso após denunciar juiz por corrupção: “abolição do estado democrático”

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O cenário jurídico de Carauari, no Amazonas, vive momentos de tensão após o delegado da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), Regis Cornelius Celeghini Silveira, ser detido por denunciar o juiz Jânio Tutomu Takeda por alegações de corrupção. O fato ocorreu durante uma vistoria na delegacia, com o delegado registrando o momento em vídeo e compartilhando nas redes sociais.

No vídeo, Silveira expõe sua ação de denúncia contra o juiz ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), acusando-o de ser um agente significativo de corrupção na cidade. Como consequência, recebeu voz de prisão do próprio magistrado.

A denúncia protocolada no MPAM inclui acusações de que o juiz facilitou a entrada de um telefone celular em um estabelecimento prisional para um detento que afirmou realizar serviços para o magistrado. Outras acusações envolvem o favorecimento pessoal e a facilitação de fuga de presos.

De acordo com o documento, existe uma percepção de que a liberação de traficantes pelo juiz, em troca de benefícios financeiros, contribui para um ciclo de violência relacionado ao tráfico de drogas e aumento da criminalidade local. A denúncia também sugere que o juiz compromete a dignidade dos presos para induzi-los a buscar soluções judiciais corruptas.

Diante das graves alegações, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que enviou uma equipe da Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança para investigar os fatos envolvendo tanto o delegado quanto o juiz.

Vídeo Balanço Geral: